Na ocasião foram divulgadas as diretrizes do programa e apontada a urgente necessidade de se renovar a maneira como o homem “olha” para seu ambiente. Esse “olhar” deve ser sustentável, para diminuirmos nossa pegada ecológica e garantirmos um ambiente ecologicamente correto.
O programa “Pira Recicla” conta com diferentes ações educativas, desde a coleta de óleo vegetal e pilhas usadas; redução do consumo de materiais, tais como folhas de papel sulfite e copos plásticos de água e café, visando seu uso consciente, até a formação de um grupo de trabalho, de interlocutores de Educação Ambiental. Nesse sentido, cada funcionário recebeu uma caneca de cerâmica, que deverá ser usada no ambiente de trabalho e um funil, para coleta do óleo. Os copos descartáveis serão colocados em número reduzido nos suportes para utilização de quem não é funcionário da Diretoria de Ensino. Nessa iniciativa, além da questão da sustentabilidade, estaremos investindo também em cartazes para conscientização sobre a qualidade de vida, evitando os problemas de saúde que podem advir do consumo de líquidos quentes em contato com o plástico, que liberam a dioxina, um produto cancerígeno.
Em relação ao óleo vegetal, entregue pelos funcionários desta Diretoria e de sua coletividade, será destinado à produção de biodiesel, pela empresa responsável pela coleta, evitando assim a contaminação do solo e dos lençóis freáticos e servindo como combustível renovável.
O grupo de trabalho, composto por um representante de cada setor da Diretoria de Ensino, será responsável por multiplicar as informações, promover o diálogo acerca dos problemas relacionados à sustentabilidade em seus respectivos ambientes de trabalho e realizar as intervenções educadoras sustentáveis junto a seus pares. Isto nos permitirá levantar os conhecimentos prévios sobre educação ambiental, necessidades e pontos de vista dos funcionários no que concerne às questões ambientais e possibilitará um melhor conhecimento da realidade.
Na segunda etapa do programa, avaliaremos os resultados obtidos, solicitando ao setor de compras que elabore uma planilha para verificar a diminuição de aquisição destes materiais. O objetivo não é que os funcionários não utilizem estes materiais, mas que ao fazerem uso destes tenham consciência do impacto que o desperdício acarreta para o meio ambiente. Pretendemos também organizar reuniões periódicas de estímulo para que as ações não caiam no esquecimento, socializarmos as diferentes ideias de cada setor e discutirmos a pertinência de cada ação planejada em relação ao consumo de materiais.
Os responsáveis pelo programa - Profª Lucimeire dos Santos - Dirigente Regional de Ensino; Profª Gláucia Sinotti Jordão - PCNP de Matemática; Profª Renata Andrea Cherubin Correia - PCNP de Ciências; Profª Irane Pereira da Silva - PCNP de Geografia e os funcionários Prof. Fernando Valentim Bertazzo e Prof. Antonio Vieira contarão também com o embasamento teórico propiciado pelos materiais didáticos do curso "Comunidade Educadora Sustentável – Educação Ambiental na Escola e Mudanças Socioambientais Globais", realizado a partir da parceria entre as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, cujas interlocutoras são a Profª Renata e a Profª Irane.
Caminhando nesse sentido, a Diretoria de Ensino de Pirassununga começa a desenvolver ações mitigadoras que estimulam reflexões ambientalmente corretas. Esse é o início de um projeto socioambiental que contará com novas ações futuras e contribuirá para ampliar o repertório em educação ambiental e incentivar a construção de comunidades escolares sustentáveis, que sejam capazes de reconhecer criticamente a complexidade da problemática socioambiental e de atuar para a sua melhoria.